Faz um bom tempo que não escrevemos por aqui, que resolvi dar as caras. Estamos empenhados na nossa preparação para a entrevista e estamos utilizando todo o tempo livre pra isso, mas não podíamos deixar de falar sobre a realização do TCF Québec.

No dia 24/08 realizamos o teste na Aliança Francesa aqui em Curitiba. Nosso horário pra comparecer na Aliança Francesa estava marcado para as 08:45 hs, mas chegamos lá uns 15 minutos antes. Além de nós dois haviam mais duas moças que também iriam fazer o teste e somente uma delas estava fazendo por solicitação do BIQ. Aguardamos um pouco na recepção e logo a avaliadora chegou e nos chamou para uma sala.

Sobre o teste... A prova começou exatamente às 09:00 hs. A primeira avaliação foi a de compreensão oral. Recebemos um livreto lacrado que continha 30 questões de múltipla escolha, sendo que cada questão continha quatro alternativas (a, b, c e d). São 30 minutos de avaliação para responder 30 questões, que a meu ver não avaliam o seu real conhecimento, porque você não tem tempo se quer de ler as alternativas porque logo já começa a outra questão. Em média pra cada questão se tem 1 minuto tanto pra o enunciado quanto pra assinalar a resposta, não dá pra desviar a atenção. As questões têm níveis de dificuldades diferentes que vão do A1 até o C2. Neste teste a impressão que tivemos é que as questões não estavam em ordem crescente de dificuldade. Elas pareciam embaralhadas, porque as primeiras eram difíceis e na metade as questões pareciam mais fáceis e no final, difíceis.

Terminamos a avaliação de compreensão oral, saímos todos da sala e 20 minutos depois já começaram a nos chamar para a avaliação individual de expressão oral. Na sala havia somente a mesma avaliadora. Ela portava um notebook e um microfone. Nessa etapa são seis questões e cada uma com um nível de dificuldade, começando no nível A1, sendo a última do nível C2. A avaliadora era uma francesa bem simpática que tentava nos deixar à vontade, mas nessas condições confesso que não é nada fácil. A primeira questão era pra se apresentar, as outras era pra falar da sua família, indicar a um amigo estrangeiro alguma cidade no Brasil para ele visitar, outra do porque de morar no Québec, etc.. Os níveis vão aumentando e chega um momento que acaba o vocabulário e você se sente frustrado e joga a toalha.

Daqui a três semanas mais ou menos devemos receber os resultados do teste. Enquanto isso, seguimos aqui nos preparando para a entrevista.

David

Comments (0)

BlogBlogs.Com.Br