Navegando em diversos blogs dos quais acompanhamos percebemos que está havendo uma mudança na análise dos processos pra quem optou pela província de Québec. O consulado canadense está dando a liberdade pra quem aplicou o processo em optar pela tradicional entrevista ou por um dos testes de avaliação da proficiência do francês adaptado as necessidades do Québec, o TEFAQ e ou TCFQ.

E agora José?!

E se for isso mesmo daqui pra frente?! Qual será a melhor escolha? Correr o risco de não ser bem avaliado neste teste de proficiência da língua francesa ou sofrer com a ansiedade da espera da entrevista, e ainda, poder cair nas mãos de entrevistadores como o M. Eddie Alcide, com a sua “simpatia” e compreensão nas análises e entrevistas que realiza, ou poder ser avaliado pela Mme. Judith Grenon, que dizem ser muito simpática durante suas avaliações. Uma loteria não?!!

O jeito é continuar investindo todo o tempo disponível no aprendizado da língua francesa, independente da escolha pela entrevista ou o teste, pois o que interessa mesmo é quando estivermos enfrentando o dia-a-dia lá, sabendo mais o choque será menor. Não é mesmo!?

Au revoir a tout le monde.

David

Comments (2)

On 01/07/2009, 17:30 , Anônimo disse...

Olá, sou de Curitiba e também estou fazendo o processo de imigração !!!

Antes de fazer a entrevista em SP recebi uma carta com a opção de fazer o TCF, mas eu teria que apresentar nota 8 (correspondente ao nível C1), mesmo assim eu fiz um preparatório na Babel Language Group, foi muito bom e mesmo desistindo do teste, valeu a pena pela melhora do francês !!!

Caso tenham interesse, o site da escola é www.babelschools.com.br

 
On 17/07/2009, 11:01 , !Lá Vamos Nós! disse...

Oi Somos arquitetos tb, se te interessar tem um grupo do yahoo, o archquebec orientado a arquitetos q vão pra provincia.
Fizemos este teste antes que fosse pedido, mas depois me pediram de ingles também, fizemos os dois o Toeic, recebemos CSQ em cdasa, foi ótimo pricipalmente porque deixaram de fazer entrevista aqui em Recife. Haaa, eu soube que Eddie foi demitido(licencié).
Abrçs
Ruy

 
BlogBlogs.Com.Br